Azinhaga vai ter margem do Almonda completamente nova

As obras de renovação da margem do rio Almonda na Azinhaga deverão começar antes do fim deste verão. Trata-se de um projecto da Câmara Municipal da Golegã, resultante de uma candidatura a fundos destinados a Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), que vai incidir na zona antiga da aldeia, seguindo o rio desde a rua do Lobo até à Ponte do Cação.

O projecto, que representa um investimento de vulto na Azinhaga, inclui a construção de um açude no rio a jusante da Ponte do Cação, com o objectivo de criar um espelho de água, e a reabilitação total da margem do Almonda no lado da aldeia, com zonas de lazer, passeios, reabilitação dos taludes, iluminação e ciclovias. O largo do miradouro ficará também com uma entrada para o rio.

O contrato de financiamento da “candidatura de reabilitação das margens do rio Almonda, instalação de açude e escada de peixes” foi assinado na CCDR Alentejo no final de Maio. Traduz-se numa comparticipação a 85% de um total de quase um milhão de euros. A Câmara prepara-se para elaborar a proposta de adjudicação e, após o começo das obras, o prazo de conclusão é de seis meses. 

________________________

Comentários